5 dicas para conseguir aumentar a quantidade de clientes em 2020

O ano acabou de começar! E, com poucos dias, você já entendeu: ser um bom pedreiro é essencial para ter sucesso na área e conquistar clientes. Isso é real principalmente no caso dos profissionais autônomos. 

Nesse caso, em que o seu nome é sua própria marca, a atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença para se manter firme e forte no negócio, mesmo em tempos de crise.

Contudo, ter destaque na área de construção não é tão fácil quanto gostaríamos que fosse! É preciso ralar bastante, utilizar bons materiais,  respeitar o ambiente dos clientes para garantir novas chamadas.

Calma, que tem mais dicas para que você melhore sua postura profissional e consiga bombar a agenda de 2020. 

1 – Firme parcerias

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Nenhum pedreiro faz milagre sozinho! Portanto, busque parcerias para melhorar seus resultados.

As parcerias podem ser feitas com engenheiros civis, arquitetos, lojas de materiais de construção ou qualquer outra empresa do setor. A única regra é: escolha os parceiros que, de fato, somem ao seu trabalho.  

Manter esse relacionamento é benéfico pela troca de indicações de serviços que podem ser prestados – e, também, de clientes.

Além disso, é válido fazer parcerias com outros pedreiros. Afinal, caso a agenda de um esteja cheia, o outro pode assumir o serviço. No fim, todos ganham. 

2 – Divulgue seu trabalho

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A divulgação do trabalho do pedreiro pode aumentar o alcance do negócio. E, pra melhorar, em algumas situações não é necessário investir altas somas de dinheiro nessa iniciativa. 

Existem algumas formas de promover os serviços que podem gerar resultado com capital inicial bem baixo, como fazer cartões de visita ou placas com contato, e deixá-los em lojas, escritórios, com clientes….

Outra forma legal de divulgação é ter a presença no meio digital. Nesse caso, às vezes, nem é preciso investir financeiramente, já que as plataformas são gratuitas. Quando o online der resultado, é legal começar a se profissionalizar. 

Mas, pra começar, criar redes sociais e colocar bons conteúdos nelas é um meio de informar a todos que buscam seu trabalho o que, exatamente, você faz.

3 – Mostre prazos reais

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Falar isso é chover no molhado, mas a gente faz questão: todo pedreiro deve ser honesto quanto aos prazos de execução das obras. Isso é o que mais traz problemas e descrédito dos clientes acerca de alguns profissionais.

Eles já sabem que alguns serviços demandam mais tempo que outros. Por isso, mentir o prazo para baixo, só para garantir o contrato, e não cumpri-lo, é um tiro no pé. A honestidade é sempre o melhor caminho. Por isso, é importante esclarecer para o cliente o prazo e possíveis motivos de atraso.

Um prazo maior é melhor que uma obra atrasada.

Vale lembrar, também, que entregar dentro do prazo é um enorme diferencial! Ficar enrolando obra é algo que pode acabar com sua imagem – e minguar sua agenda.

4 – Informe todos os materiais necessários

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Evite transtornos e possíveis desperdícios na obra. A nossa sugestão é que você faça uma lista com os materiais e as quantidades que serão utilizados em cada etapa antes de ter o contrato fechado.

Mostre várias possibilidades de compra, incluindo o material de melhor qualidade e o de menor, e faça o cliente ver quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Dê sua contribuição profissional, mas lembre-se que a escolha final é dele. 

Com isso, o pedreiro evita gastos desnecessários de instrumentos e dinheiro e, ainda, garante sua imagem de “consultor qualificado” dentro da obra.

5 – Tenha uma especialização

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Atualmente, especializar-se em uma área é uma propaganda excelente. E o melhor é que não é preciso ter um diploma de faculdade para ser um pedreiro especialista.

Existem cursos próprios para pedreiro, gratuitos ou não, online e presenciais, que podem enriquecer o currículo e valorizar a mão de obra. Busque esse tipo de conhecimento para que, na prática, você seja sempre a melhor escolha de cada cliente.

Afinal, com especializações, você aumenta o nível das suas entregas e, em consequência, a o retorno financeiro por empreendimento. Quanto melhor você for no que faz, mais os clientes te agradecerão – e vão te indicar para novos trabalhos. 

Viu que não tem mistério para 2020 ser o ano da agenda cheia. É só utilizar essas dicas, estudar outras mais e fazer as escolhas certas, seja de parcerias, ferramentas ou obras. Tudo isso vai aumentar sua carta de clientes. 

Ah, e na parte técnica, já sabe: você pode sempre contar com a gente para os melhores materiais de construção. Também temos excelentes preços, para facilitar o acesso dos melhores pedreiros aos melhores instrumentos. 

Se você é um deles, acesse nosso site e confira as últimas novidades do mundo da construção civil.