É fundamental que, para o bom funcionamento da loja de material de construção, a empresa tenha um estoque organizado e com variadas opções. O objetivo é atender a todos os clientes com prontidão, dando inúmeras possibilidades de escolha.
Estoque não é brincadeira! A má administração dessa área pode comprometer o funcionamento do negócio. Afinal, o estoque organizado é uma forma de garantir a eficiência dos processos e reduzir perdas ou gastos desnecessários.
Portanto, monitorar os produtos que estão armazenados assegura que todas as demandas serão atendidas.
Quer melhorar a organização do seu estoque? Hoje vamos te dar dicas úteis para o inventário das novas mercadorias ou das que já estão disponíveis – e precisam sair do seu estoque o quanto antes.
Quanto melhor estiver disposto seu estoque, mais chances ele terá de receber novidades e fazer o caixa girar positivamente.
Faça parceria com fornecedores
via GIPHY
A parceria com bons fornecedores pode proporcionar negociações no pagamento, nos prazos e no surgimento de mudanças que sejam benéficas a todos.
Manter uma boa relação com os fornecedores possibilita que o estoque esteja sempre “alimentado” de bons produtos, sem que o fluxo de caixa da loja seja prejudicado para que isso ocorra.
Não tenha apego aos produtos
Caso exista excesso de produtos, não tenha apego aos valores de venda: realize promoções e descontos o mais rápido possível. Estoque movimentado ajuda na obtenção de lucro e diminui os gastos de armazenagem.
Tente sempre identificar o motivo dos acúmulos para que isso não aconteça novamente. Caso um produto muito inovador não tenha saída, por exemplo, é o caso de repensar se ele é o que seu público procura.
Tenha um método de reposição
A reposição do estoque pode ser contínua ou periódica. O modelo contínuo diz respeito à compra frequente, mas com uma quantia menor em estoque. Assim, o lojista evita perdas e acúmulos, sem contar a redução dos custos de armazenagem.
Já a reposição periódica conta com o recebimento dos pedidos em uma determinada época e em uma escala maior. Existe o risco de liquidação de estoque antes do tempo, em casos de alta procura de uma novidade, mas esse é o melhor dos cenários!
Aí, novas negociações podem ser feitas com o abastecedor.
Acompanhe as demandas
As variações de demanda indicam o volume e periodicidade ideal das compras. Realizando esse acompanhamento a empresa consegue prever possíveis problemas e pode agir com eficiência.
Observar fatores preponderantes para as compras, do ponto de vista do consumidor, como a época do ano, facilita a manutenção do estoque, sem nenhuma perda ou falta.
Seja organizado e tenha disciplina
É sempre válido reforçar que, em um mercado tão competitivo quanto o da construção, disciplina e organização são as chaves para um negócio de sucesso.
Ter uma atitude positiva em relação a essas características ajuda o lojista a manter o controle do estoque, além de deixar informações em dia para o bom desempenho da equipe.
Para isso, é necessário estabelecer os processos de organização que possam simplificar os dados, as possibilidades de venda e a documentação do fluxo de estoque. A organização certifica que, a partir de rotinas devidamente registradas, a receita tenha chances de aumentar.
Os produtos de uma loja de material de construção são parte do capital empresarial e, por isso, devem sempre estar bem armazenados, gerenciados e terem qualidade.
E, mais que isso, precisam levar aos clientes um excelente custo-benefício, com acessibilidade e inovação. Se você sonha com um estoque assim, conte a Moldimplas.
Entre no site e confira todas as novas ferramentas que seu estoque pode ter, depois de organizado.