Qual a função do Martelo de borracha para o profissional da construção civil? 

Martelo de borracha ou marreta de borracha, assim essa ferramenta é popularmente conhecida. 

 

via GIPHY

 

Uma das suas principais funções é auxiliar o profissional na hora do assentamento de revestimentos. Quando a peça estiver assentada, o profissional, com o auxílio do martelo de borracha, vai batendo sobre a peça consegue ajustar o nivelamento de uma peça para outra.  

 

Os martelos têm duas faces (lados) de borracha: um deles é plano e o outro é mais oval. Com o lado plano, além do profissional conseguir bater sobre a superfície do revestimento para ajustar o nivelamento,  ele também pode puxar/ajustar a peça já assentada, pois tem uma área maior de contato com o revestimento. Esse lado é indicado para ser usado em peças finas, pois a força colocada na batida tende a se espalhar por toda a parte plana, evitando que a peça se quebre. 

 

Já o lado oval é indicado para o assentamento mais pesado, como mármores, granitos, pedras naturais…  ou quando o profissional precisa aplicar força apenas em um determinado pedaço da peça, pois a pressão e a força que é projetada na batida fica concentrada no centro da cabeça do martelo. Se o profissional fizer isso em uma peça fina, existe o risco de quebrar, porém em peças mais brutas, devido a sua resistência, não tem esse risco. 

 

Existem duas cores de martelo de borracha:  preto e branco. Qual é a diferença? 

 

 

O martelo na cor branca deve ser usado em porcelanatos polidos ou materiais porosos como mármores, granitos. Dessa forma o martelo não vai deixar manchas no revestimento que, às vezes, é quase impossível de retirar. 

 

 

E o martelo na cor preta deve ser utilizado em peças de esmaltadas, pois caso fique alguma mancha, com um pano é fácil para retirar. 

 

E sobre os tamanhos, por que existem vários?

 

Os tamanhos mais comuns são os de 40mm, 60mm e de 80mm,  que se refere ao diâmetro da cabeça de borracha. Você sabe em qual momento deve usar cada um deles? 

 

 

  • 40mm: geralmente utilizado em revestimentos pequenos ou decorativos, como por exemplo metro white, hexagonal. Como sua cabeça é pequena, torna o martelo mais leve, assim o profissional consegue fazer golpes sobre a peça com mais leveza e delicadeza sem o risco de quebrar o revestimento.
  • 60mm: é bem comum na utilização de revestimentos médios, com tamanho até  60X60cm. O peso é um pouco maior e já é possível aplicar mais força na hora de bater contra a peça.
  • 80mm: indicado para peças acima de 60x60cm. No assentamento de revestimentos maiores é preciso exercer mais força sobre o revestimento para conseguir fazer o nivelamento, sendo assim o martelo de 80mm tem mais peso e é o mais indicado.

 

Quais as características de um bom martelo de borracha? 

 

  • A cabeça de borracha deve ser bem flexível (borracha macia), caso contrário você pode acabar quebrando a peça de revestimento. Antes de comprar um martelo veja a sua flexibilidade compare com as demais marcas disponíveis na loja.
  • O diâmetro do cabo precisa ser analisado. O ideal é que o cabo não seja muito fino, para que o profissional possa ter uma pegada mais firme ao aplicar força. Além disso, se for um cabo fino é mais fácil de quebrar.
  • A madeira do cabo deve ser nobre, para aumentar a durabilidade. Se for uma madeira mais frágil, bem provável que o profissional tenha que ficar trocando o cabo com frequência pois ele tende a quebrar mais facilmente.
  • A borracha pode acabar ficando folgada no cabo com o passar do tempo, por isso é muito importante que o cabo seja fixado a cabeça com um prego, parafuso ou algo do tipo, para que não venha soltar na hora que está sendo utilizado e acabar causando um acidente.

 

Para encontrar um martelo de borracha com todas essas características não é fácil, mas agora você pode contar com a Moldimplas: nossa linha de Martelo de Borracha Dimaestro possui a cabeça em média 20% mais flexível que os demais do mercado e torna-se ideal para assentamentos de revestimentos.

Acesse nosso site e veja todas as ferramentas disponíveis.